;
Faça seu pré-agendamento Agende

Medicina fetal

Medicina fetal

Medicina fetal

USG DE ACOMPANHAMENTO PRÉ NATAL:

A maior prova de amor que uma mãe pode dar ao seu bebê, ainda na barriga, é fazer o acompanhamento pré-natal. Dá-se esse nome a um conjunto de exames que ajudam a detectar não só possíveis má-formações do feto, mas também que garantem a saúde da gestante, evitando abortos espontâneos e partos prematuros, por exemplo.

Além disso, as consultas com o médico ajudam a mulher a enfrentar todas as mudanças que acontecem no seu corpo, tanto físicas como psicológicas. Garantir um período gestacional saudável contribui na hora do parto e no desenvolvimento do bebê antes e depois do nascimento.

Sabendo da importância da qualidade deste acompanhamento para toda a família, a Top Image abraçou esta causa e se dedica de maneira especial para o acompanhamento pré natal das nossas clientes, reunindo uma série de diferenciais para tornar este momento ainda mais agradável e emocionante.

Abaixo informações importantes a respeito dos exames realizados durante este período:

ULTRASSOM OBSTÉTRICO TRANSVAGINAL ou DE 1º TRIMESTRE
Este exame é realizado, idealmente, entre a 6ª e a 10ª semana de gestação, por via vaginal. Avaliam-se a viabilidade da gestação, o número de embriões e os batimentos cardíacos dos mesmos, a idade gestacional, e alterações anatômicas do útero.

ESTUDO DOPPLER ou DOPPLERFLUXOMETRIA
Trata-se de um exame complementar, que pode ser realizado juntamente a todos os exames obstétricos, e produz imagens e sons para avaliar o fluxo sanguíneo de artérias e veias, tanto maternos quanto fetais. Tem o intuito de avaliar oxigenação, velocidade e características dos fluxos sanguíneos. Pode-se identificar, através do estudo Doppler, problemas diversos que reduzem o fluxo sanguíneo para o bebê, anemia e doenças cardíacas fetais, além de avaliar a predisposição materna para Pré-Eclâmpsia (Pressão alta específica da gestação), entre outros.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO COM TRANSLUCÊNCIA NUCAL ou MORFOLÓGICO DE 1º TRIMESTRE
Exame realizado entre a 11ª e 14ª semana de gestação, preferencialmente na 12ª semana. Tem como objetivo a avaliação de sinais ultrassonográficos relacionados ao risco de doenças cromossômicas, gênicas e cardíacas, além do estudo da anatomia e desenvolvimento fetal. Neste período, a identificação ultrassonográfica do sexo fetal apresenta limitações.
Recomendamos, na ocasião deste exame, a realização complementar do estudo Doppler das Artérias Uterinas maternas, para estimativa de risco de Pré-Eclâmpsia e de Restrição de Crescimento Fetal, uma vez que estas artérias são as responsáveis pelo suprimento de oxigênio e nutrientes para a gestação.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO COMUM
Este exame é realizado a partir da 14ª semana de gestação para avaliação do crescimento e desenvolvimento do bebê, avaliação da placenta, quantificação de líquido amniótico, estimativa do peso e posicionamento fetal, assim como outros fatores específicos que podem influenciar na assistência obstétrica pré-natal.

ULTRASSOM MORFOLÓGICO DE 2º TRIMESTRE
Realiza-se este exame preferencialmente entre 21 e 24 semanas de gestação. Tem como objetivo a avaliação detalhada da anatomia e desenvolvimento do feto, buscando sinais morfológicos de doenças estruturais, cromossômicas e infecciosas.
Como complemento, é realizado o estudo Doppler para avaliação da vascularização materno-fetal.
Recomendamos, na ocasião deste exame, a realização conjunta da Ultrassonografia Transvaginal para avaliação do Colo Uterino como estimativa de risco para parto prematuro e identificação de posicionamentos placentários patológicos.

ULTRASSOM OBSTÉTRICO 3D / 4D
O exame é idealmente realizado entre a 27ª e a 30ª semana de gestação. Considera-se este o melhor momento para obtenção de fotos tridimensionais (3D) principalmente do rostinho do bebê e pequenos vídeos em tempo real da movimentação fetal (4D) dentro do útero da mãe. O grande porém deste exame é que se faz necessária a colaboração do bebê para conseguirmos o maior número possível de imagem nítidas.

Faça seu pré-agendamento